sábado, 16 de fevereiro de 2013

À descoberta dos tesouros na Selva


    A nossa Alcateia, realizou mais uma atividade de carnaval, cujo tema, ”À Descoberta dos Tesouros na Selva”, e teve como local o A.E.P “Associação dos Escoteiros de Portugal”, mais especificamente no Centro de Atividades da Caparica- PNEC está localizado na Costa da Caparica, junto à praia e nos limites da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

     É um espaço único para a prática de atividades de ar livre, dispondo de boas condições para a realização de acampamentos de várias dimensões e outras atividades de outdoor.

    O Parque inclui ainda salas de formação e reuniões e está aberto durante todo o ano, podendo ser realizado por associações escotistas e organizações não escotistas.

     O PNEC permite desfrutar das praias da Caparica, da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e servir de ponto de partida para descobrir Lisboa, Sintra e Cascais.
Pelas suas características é também um ponto de encontro de Escoteiros e Guias de várias associações portuguesas e estrangeiras, potenciando muitas atividades de intercâmbio e descoberta cultural.
    Vivemos um acampamento técnico, onde podemos treinar os nossos nós, e as nossas construções para futuras atividade, a montagem e desmontagem de tendas, como preparar uma fogueira para nos aquecermos, ou para fazer o comer, preparamos/ ensinamos os Pata-Tenras, pois este foi o primeiro acampamento em quanto futuro lobitos. Tivemos oportunidade de começar, a organizar o acampamento de agrupamento, e a sua apresentação.
  A noite com um encanto especial, deixou os nossos elementos, ligados mais á natureza, podemos ensaiar e apresentar as peças no fogo de conselho, e ainda numa caçada, em jeito de jogo noturno, em busca daquelas iguarias tão afamadas, que dão pelo nome de Gambozinos, animais luminosos e irrequietos, que mal os conseguimos ver no escuro da noite, e que apanhamos para dentro de um saco preto, mas eles fogem muito.
    Como em todos em todas as atividades, tivemos os nossos momentos de trabalho, brincadeira, aprendizagem e reflexão, e as nossas orações na busca de Deus, como o caminho a seguir.
A atividade foi positiva e os objetivos foram cumpridos. 
 Chefe Vitor

2 comentários:

  1. Foi com uma enorme satisfação que li este artigo dedicado à Alcateia.

    Desde já, votos de Boa Caça aos Lobitos e aos Pata-tenras. Que a Alcateia lhes permita viver bons momentos e que um dia, venham a ser escuteiros igualmente felizes.

    Os clássicos acampamento no AEP. Recordo muitos e alguns enquanto Lobito. (É como se fosse um ritual de iniciação). Espero que tenham, gostado do acampamento e que tenham encontrado os matreiros e esquivos gambozinos. Também participei em muitas caçadas e por isso sei o quão difíceis são de detetar!

    Achei particularmente curioso o pormenor das tendas nas fotos. Creio que as reconheço. fazem parte da vida do Agrupamento. Quantos escuteiros do 543 passaram por lá; quantos escuteiros nelas dormiram e as tiveram como abrigo em tantas atividades... Há tenda no Agrupamento que são um verdadeiro património! Conservem-nas e valorizem-nas. É como dormir num Palácio, abrigados por anos de História.

    Uma canhota

    Lobo Negro


    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas tuas palavra Chefe Brandão:-)
    É sempre uma delicia lermos os teus comentários.
    Olha!Já sei porque é que a msg não foi postada à mais tempo: foi para SPAM:-)
    Está corrigido.

    Um Abraço grande

    ResponderExcluir