terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia de São Nuno de Santa Maria – Patrono do C.N.E.


A 6 de novembro de cada ano celebramos o dia do nosso Patrono, conhecido entre nós por Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável.
Nascido no ano de 1360, veio a falecer em 1431, depois de uma vida de triunfos incontáveis no campo de batalha e sendo figura de proa na construção política de uma nova dinastia que assegurava a independência de Portugal. Profundamente religioso e devoto de Nossa Senhora, leva uma vida de profunda oração mesmo no campo de batalha, sendo audaz na contenção dos excessos usuais à época nos períodos pós-batalha. Ganha, assim, fama de santidade, fazendo que mesmo os inimigos o admirassem e procurassem conhecer nos períodos de tréguas.
Curiosamente, foi beatificado em 1918 por Bento XV, sendo que Bento XVI canonizou-o em 2009. Do discurso de Bento XVI no dia em que o Beato Nuno foi considerado Santo, transcrevem-se os seguintes trechos: “Características dele são uma intensa vida de oração e absoluta confiança no auxílio divino. (…) São Nuno esforçava-se por não pôr obstáculos à ação de Deus na sua vida, imitando Nossa Senhora, de Quem era devotíssimo e a Quem atribuía publicamente as suas vitórias”. Um modelo de inspiração para todos os escuteiros de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário