terça-feira, 15 de outubro de 2013

Visita da Presidente da Câmara à nossa Sede no passado Sábado – 5 de outubro



"Na manhã de 5 de outubro, tivemos a honrosa visita, às nossas instalações, da Presidente da nossa edilidade – Drª Maria Emília de Sousa, acompanhada pelo Sr. Vereador António de Matos. Constituiu este simbólico momento, uma grata oportunidade de podermos reconhecer o inestimável contributo da nossa Presidente para que o Sonho da nossa Sede fosse possível de realizar, pois desde os primeiros contatos iniciados em 1992, tivemos sempre o seu fervoroso apoio. Nesta visita houve comoção, orgulho e constatação do dever cumprido. Esta nossa Sede é uma pequena gota de um imenso oceano de impressionantes concretizações, no reconhecido apoio às instituições do nosso Concelho, ao longo destes vastos anos de profícua e admirável dedicação pessoal, que deixam um rico legado patrimonial em prol da valorização humana de todos os que aqui habitam ou trabalham. Para além da visita às instalações e da partilha de valores e conhecimentos, teve também este momento, um pequeno gesto de singela homenagem a uma Grande Mulher, que nos inspira e desafia a continuarmos o nosso Caminho em prol de uma sociedade mais justa e solidária.
José Peneda "

(noticia retirada da Voz da Comunidade)

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar, quero aqui, publicamente, manifestar o meu apreço pela Dra. Maria Emília, pelo trabalho que desenvolveu e, muito especialmente, pelo apoio ao nosso Agrupamento, evidenciando o reconhecimento do trabalho que ali se desenvolve e da importância que tem na comunidade.

    Em segundo lugar, subscrevo o texto aqui pulicado pelo José Peneda (a quem aproveito para enviar um saudoso abraço).

    Momentos destes, por um lado, deixam-nos orgulhosos; por outro lado, recordam-nos que esse reconhecimento implica o assumir de responsabilidades e de uma confiança que temos de saber honrar.

    Creio que, ao longo dos anos, o 543 soube estar à altura dos desafios, mantendo uma longevidade e um efetivo invejável, apesar dos escolhos que muitas vezes vieram dificultar o caminho. Mas os desafios e os obstáculos fazem parte do caminho. A vida do agrupamento é a prova viva deste facto. É a prova viva que a mística do caminho, dos obstáculos, da procura do Norte, do pontapé no "im" e tantas outras coisas que aprendemos (e que, neste momento, aqueles que as sabem estão a recordar e a reconhecer), não são meras palavras. É nestes momentos que elas fazem sentido e é nestes momentos que percebemos porque é tão importante apreendê-las.

    A nossa Sede... É um orgulho ver a nossa Sede. E não é por ser grande ou bonita (que é). Nem é apenas por finalmente termos um local digno que nos permite dar continuidade a um trabalho igualmente digno e com a dignidade que os escuteiros e a comunidade merecem. A nossa sede é também um símbolo: um símbolo de crença no sonho; um símbolo de resistência, de paciência, de resiliência, de fé, de esperança e de amor. E é importante que esta "sede símbolo" seja integrada mística do Agrupamento; que seja transmitida às gerações mais novas e que estas integrem na sua personalidade os valores que lhe estão inerentes

    ResponderExcluir